segunda-feira, 26 de novembro de 2012



Este frasco contém o cheiro do espaço!

Químico britânico recria odor cósmico
2012-08-02
O Espaço tem cheiro. Mas, a que se assemelha? Cada astronauta tem uma ideia diferente; uns dizem que parece o odor de carne queimada ou pólvora, para outros, equivale a um cheiro doce e metálico. No entanto, é de consenso que este aroma cósmico não é agradável.


A Nasa quer defini-lo e pediu a um investigador britânico para recriar o cheiro do Espaço em laboratório, para que os astronautas se habituem a ele, durante treinos de climatização, antes de voarem e assim, não serem apanhados de surpresa.

Steve Pearce, o químico de aromas, já tinham anteriormente feito uma instalação artística olfactiva, na qual imitava o cheiro da estação espacial Mir. Numa entrevista ao Discovery Space, Pearce diz que o aroma recriado era qualquer coisa próxima com “pés suados e odor corporal, misturado com acetona e gasolina”.


Alguns astronautas revelaram mesmo que o cheiro fica impregnado na roupa espacial, luvas, capacete e ferramentas. Além disso, é ainda “mais forte quando os tecidos são revestidos de metal ou superfícies plásticas”.



Apesar de não saber a que se assemelha exactamente, Pearce revela que adoraria ir até ao Espaço para cheirá-lo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário