segunda-feira, 26 de novembro de 2012

CATALIZADOR AUTOMOTIVO


Materiais necessários:

  • catalisador automotivo
  • maçarico ou bico de bunsen
  • suporte com garra

Passo 1



Obtenha um catalisador automotivo. Eu consegui salvar um pedaço do catalisador do meu carro, após ele ter um problema e ser substituido. A cerâmica estava quebrada, e o catalisador normalmente é um cilindro bem maior que o que pode ser visto no vídeo.
Prendemos a cerâmica com uma garra de metal a um suporte. Usando o maçarico, aquecemos o catalisador até que ele fique incandescente e emita uma luz vermelha alaranjada. Rapidamente fechamos o gás para apagar a chama e o abrimos novamente. Direcione o fluxo de gás para a área do catalisador que havia sido aquecida. Você irá observar que o catalisador continua incandescente enqunto houver passagem do gás.

Passo 2

O que acontece:


O catalisador de automóvel ou conversor catalítico, como também é conhecido, é uma peça fundamental para a redução dos gases poluentes pelos veículos. Catalisadores em geral aceleram as reações químicas, possibilitando que elas ocorram através de um caminho alternativo, com a participação da espécie catalítica. Ao final das etapas da reação, o catalisador é regenerado e pode participar novamente da reação. 
As funções do conversor catlítico são:
  • queimar combustível que não tenha queimado ou tenha sofrido combustão incompleta, transformando-o em dióxido de carbono e água;
  • oxidar o monóxido de carbono (CO) para dióxido de carbono (CO2);
  • reduzir óxidos de nitrogênio (NO, NO2, N2O) para nitrogênio e oxigênio. 

Quando o combustível contém compostos de enxofre, pode se formar o ácido sulfídrico (H2S), que possui um odor muito desagradável e é tóxico.
No nosso experimento, quando passamos o gás butano pelo catalisador aquecido ele consegue queimar o gás na superfície da cerâmica. Como esta queima é exotérmica (libra energia), a cerâmica continua incandescente enquanto o gás passa por ela. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário